quarta-feira, 10 de outubro de 2012

De que forma repensar o ensino da História?

Lendo e refletindo sobre o livo O Ensino de História e seu Currículo tendo como autores Geraldo Balduíno Horn e Geyso Donglei Germinari, o qual recomendo a todos os historiadores para repensarem o currículo de História.
Do livro extraio algumas citações que considero fundamentais e interessantes para reflexão:

"O presente estudo inspira-se, de um lado, no pressuposto teórico de Gramsci, da necessidade de se formar um novo intelectual moderno, diretamente produtivo, capaz de atuar com eficiência prática e política, e, de outro lado, na percepção dos avanços teórico-práticos da pedagogia histórico-crítica na atual conjuntura da educação no Brasil, que tem se empenhado em fazer a crítica do velho princípio educativo, ao mesmo tempo em que busca superar historicamente as teorias critico-reprodutivistas e aponta a necessidade de aprofundar os estudos no campo da teoria da história que possibilitem avançar no que se refere à metodologia de ensino." (p. 08).

"Há que se voltar para uma concepção do ensino de História e uma nova metodologia que permitam melhro apreender o movimento do real e sua transformação na perspectiva defendida pela visão histórico-crítica e, portanto, pelo materialismo histórico." (p.09).

Dessa leitura inicial, destaco esse parágrafo como extremamente necessário para o repensar da metodologia para o ensino de História que trata 

"A importância de tomarmos o trabalho como princípio de investigação do ensino de História, parte do pressuposto epistemológico marxista de que o trabalho humano, historicamente, impulsiona o processo de formação, desenvolvimento e transformação do modo de produção da existência humana, e, por conseguinte, é atividade pelo qual o homem domina as forças naturais; humaniza a natureza; se humaniza, autoproduzindo-se pela atividade criadora. assim, o homem, pelo trabalho, vai se transformando e transformando a natureza, dominando-a, descobrindo suas leis; vai acumulando experiências/vivências que se transformam em teorias, ciências e saber. (p. 10).

REFERÊNCIA:

HORN, G. B & GERMINARI, G. D. O ensino de história e seu currículo - teoria e método. 3ª ed. Petrópolis/RJ. Vozes, 2010, p. 8 - 10.

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