segunda-feira, 16 de julho de 2012

Uma Vida Para Seu Filho - Bruno Bettelheim (1988)

Este livro foi escrito por Bruno Bettelheim (1987) e pode auxiliar pais a ajudarem os filhos a serem o que eles desejam. A criação de filhos é um empreendimento complicado: diferente para cada pai, exigente em diferentes aspectos de um  dia para o outro impossível de definir com regras rígidas, uma tarefa tão assustadora quanto gratificante. O Dr. Bruno Bettelheim - um dos mais eminentes psicólogos infantis de nosso tempo - nos dá os resultados do esforço de toda uma vida para compreender o que mais clara e crucialmente está em jogo numa criação de filhos bem-sucedida. 

Citação da obra: "(...) Quanto menor a criança, mais ela admira seus pais. Na verdade, não lhe resta alternativa; ela precisa acreditar em sua perfeição para sentir-se protegida. Em que outra imagem pode basear sua formação senão na das pessoas que agem como pais para ela? Quem mais lhe é tão próximo e importante? e se as coisas são como deveriam ser, ninguém a ama tanto nem cuida tão bem dela quanto seus pais. Toda criança deseja acreditar que é o favorito de seus pais; o medo de que possa não ser a raiz da rivalidade entre irmãos, cuja intensidade é uma medida de sua ansiedade. Os pais, naturalmente, às vezes preferem um filho aos outros, embora possam iludir-se acreditando amar todos os seus rebentos igualmente. Isso seria negar as diferenças individuais de crianças que, não sendo semelhantes, não podem ser amadas de modo idêntico pela mesma pessoa." (p. 85).

Fonte da imagem: arquivo pessoal sergio/elane
@Direitos Reservados

10 comentários:

  1. Caro Sérgio, não li esse livro, por opção, não sou chegado a auto-ajuda.

    No entanto, se diz que é porreta (ótimo), então, para quem gosta deve ler sim!

    O Sibarita

    ResponderExcluir
  2. Este livro não é uma obra de autoajuda. Trata de um tema que consumiu, literalmente, a vida do autor, o psiquiatra infantil Dr. Bruno Bettelheim. Ele estudou a Síndrome do Autismo e contribuiu muito para com a busca, ainda não satisfeita, de causas para a patologia. Foi muito criticado e o seu suicídio parece ter sido a solução para os seus pensamentos tão incompreendidos na época e até hoje.Vale a pena ler, sim, pessoal! Infelizmente, por viver em um local de difícil acesso, na região amazônica, onde sou pesquisadora em universidade federal, não tive o prazer de ter em mãos esse livro. Parabéns ao colega Sérgio por conservar tão raro tesouro. Quem dera eu pudesse ter uma cópia desse livro que tanto me interessa. Um abraço a todos.
    Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara!
      Adorei seu comentário e estou disposto a enviar uma cópia deste livro sem qualquer custo para ti.
      Por favor, me mande e-mail contendo endereço para que posso encaminhá-lo, caso esteja em local de difícil acesso, utilize endereço e algum conhecido ou parente.]
      Abraço e tenha uma excelente semana com muita luz!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Sérgio Ferreira, tudo bem? Gostaria de uma cópia desse livro também. Se puder me mandar, eu agradeço. Meu e-mail é este: riquemelloufrj@gmail.com
      Um abraço e muita luz pra você.

      Excluir
  3. Ola Sérgio Ferreira, sou acadêmica de Psicologia (Manaus/AM)estou escrevendo minha monografia, seria possível você me ajudar, necessito de uma cópia do livro Uma Vida para seu filho. Se possível ficarei realmente muito grata. E-mail: elisangeladolzane@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ SERIA POSSÍVEL ME ENVIAR TAMBÉM UMA CÓPIA DO LIVRO DE BRUNO BENTTEHEIM ? FICAREI MUITO GRATA taniasophia@hotmail.com. ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem Sergio?
    Por favor poderia me enviar uma copia deste livro, estou cursando pedagogia e adoraria ler esse livro.
    grata,
    Glaucia Nunes
    glauciasaul@gmail.com
    bjss

    ResponderExcluir
  7. É preciso ser muito desinformado para achar que os livros do Bettelhem são de auto-ajuda.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua contribuição!