quinta-feira, 21 de junho de 2012

As Amizades Particulares - Roger Peyrefitte (1965)

Esta obra foi escrita por um romancista francês,  vencedor do Prêmio Renaudot , sendo adaptada ao cinema. Trata-se de uma obra elogiada pelo seu estilo elegante e pela discrição com que os temas principais, a homossexualidade e a pedofilia, são abordados.
O que chama a atenção desta obra são os assuntos polêmicos e, atualmente, contextualizados à realidade da nossa sociedade. Todavia o fato desses temas serem "escancarados" na década 60 do século passado, fica a reflexão da forma como os leitores tiveram acesso a esse livro e quais as conclusões por eles tirados.

Citação: 

"Repleto de análise psicológica este romance de Peyrefitte consegue descrever-nos com o mesmo rigor, a mesma agudeza e a mesma compreensão, tanto o mundo da adolescência como o da idade adulta. é um mundo cheio de símbolos onde a perversidade e a espiritualidade, a amizade e a hipocrisia, o amor e o ódio, o calculismo e a pureza, a espontaneidade e a astúcia, a virtude e o fingimento, a fantasia e a realidade, a alegria e a dissimulação, se entrelaçam e formam um todo. Um mundo onde o lirismo e a tragédia procuram transmitir-nos as almas inquietas ou simples desse fechado e rígido colégio religioso."

Fonte da imagem: arquivo pessoal sergio/elane
@Direitos Reservados

8 comentários:

  1. Meu camarada, eu não assistir o filme, mas, li o livro há uns 20 anos atrás pelo menos. Tá pensando que sou velho, é? Sou não, viu? kkkk Salvo engano ele foi traduzido para o português e publicado acho pela Ulisseia.

    Realmente é muito atual pelo forma que abordava já naquela época os pedófilos (padres) dentro dos colégios católicos internos.

    Ao meu ver esse livro é autobiográfico, como no livro, Peyrefitte gosta, se apaixona por um colega com menos idade que ele e depois este colega suicida-se.

    O tema é muito atual mesmo, apesar, de ser do século passado.

    PORRETA!

    O Sibarita

    ResponderExcluir
  2. Esse livro foi lançado no Brasil?
    onde encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Sim, este livro foi lançado no Brasil na década de 60.
      Esta obra faz parte do meu acervo.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá quanto custaria para você digitalizar esse livro? Creio que dividir o conhecimento é a melhor forma de aprendermos. O que acha? Também estou disposto a comprar esse livro para disponibilizá-lo na internet.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Estava tentando encontrar esse livro, mas infelizmente, não achei em nenhum lugar. Estou doido para ler.

      Excluir
  3. quer me vender este livro ? me mande um email: a-m-s-p-e-r-s-a-n-d@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua contribuição!